sexta-feira, 5 de agosto de 2011

PAISAGEM DA PRAÇA DA POLICIA (HELIODORO BALBI)



Conhecida popularmente como praça da Polícia, a praça de Heliodoro Balbi tem história peculiar na formação urbana da cidade de Manaus. Antes de ser organizada como logradouro público, ladeada pelo edifício do Ginásio Amazonense Pedro II e pelo antigo Regimento Militar, era um pedaço de chão que parecia destinado a recolhimento e passeio da população, um imenso descampado. 
    Localizada entre as ruas José Paranaguá, Sete de Setembro, Dr. Moreira e Guilherme Moreira e, construída numa área de 6.600m2, a praça Heliodoro Balbi naquele período marcava um grande empreendimento social para a cidade. Nesta mesma época foi inaugurado em 21 de junho de 1907, o Theatro Cassina Julieta, na rua Floriano Peixoto com a fachada voltada para frente da praça.
     


    Revitalizada em 2009, a Praça Heliodoro Balbi, mais conhecida como Praça da Polícia, já se tornou referência no centro histórico de Manaus. Construída em estilo inglês, a praça é a mais arborizada de todo o centro da cidade e conta com diversas espécies vegetais da região amazônica, todas devidamente identificadas por placas, incluindo uma grande Sibipiruna, árvore de copa frondosa e tronco esbranquiçado que, iluminada à noite, domina a paisagem.
    Além de possuir diversas esculturas de ferro espalhadas em toda a sua extensão, a Praça tem como principal atrativo suas pequenas lagoas e chafarizes. A partir das 18h, todos os dias, elas iniciam o chamado “balé das águas”, no qual jatos de água iluminados dançam ao som dos mais variados estilos musicais. A Praça conta também com um belíssimo e centenário coreto feito de ferro com detalhes em vidro. Localizado bem no meio da Praça, ele serve de palco para pequenos concertos de música clássica que ocorrem periodicamente.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário