sexta-feira, 5 de agosto de 2011

UNIDADE DE PERMACULTURA EM MANAUS

Particulamente o conhecimento de permacultura vei atraves de uma visita tecnica no curso de graduação, até então, mesmo morando proximo a unidade que existe na Zona Leste da cidade de Manaus, não tinha conecimento sobre a importancia de experiencias inovadoras voltadas primordialmente para restauração e o uso sustentavel da terra através de esquemas especializados de educação ambiental.


Permacultura é um conjunto de práticas que envolvem não só conhecimentos científicos multidisciplinares, mas também o saber popular. Aliam-se conhecimentos de arquitetura, agricultura, zootecnia, química, e outras áreas, promovendo o planejamento, implantação e manutenção de sistemas mais sustentáveis. A mesma  quer dizer  cultura permanente que aproveita as facilidades e os produtos da natureza sem causar-lhe danos,(Braun,2001.p.121).

Atualmente a permacultura conta com mais de 10.000 praticantes em todos os continentes e mais de 220 professores trabalhando em tempo integral. A permacultura chegou no Brasil através do primeiro curso dado por Bill Mollison, em Porto Alegre. Hoje existe uma equipe de profissionais - agrônomos, engenheiros, arquitetos, etc. - que estão se aprofundando nestas idéias e que já fundaram o primeiro sistema LETS de troca de serviços da América Latina.
 Baseada na prática de "Cuidar da Terra, cuidar dos homens e compartilhar os excedentes" (quer sejam dinheiro, tempo ou informações), a permacultura ousa acreditar na possibilidade da abundância para toda a humanidade através do uso intensivo de todos os espaços, através do aproveitamento e geração de energia, da reciclagem de todos os produtos (acabando assim com a poluição) e através da cooperação entre os homens para resolver os grandes e perigosos problemas que hoje assolam o planeta.


 Localizado na Av Cosme Ferreira, 8045 - Manaus - 69083-000 AM - Tel. (92)3618-8363
A Unidade Demonstrativa em Manaus é a primeira unidade referencial de Permacultura do país. O projeto segue um perfil técnico/educativo onde o público alvo é o homem de terra, incluindo os pequenos agricultores, agentes comunitários, técnicos, estudantes, professores e qualquer outra pessoa ligada ao bom senso e a sustentabilidade da terra. 

Dentre os projetos existentes na Unidade  Demostrativa de Permacultura de Manaus, destaca-se esta construção: com estilo colonial ,  sendo que todo o material usado  são materia-prima que ia para o lixo , mas  diante de uma visão  inovadora  foram trabalhadas,  tornando se em  belos apartamentos contendo janelas com vidraças , coberto com telhas recicladas de garrafa pet,entre outros.
 O mesmo é destinado aos pesquisadores que desejam vivenciar o cotidiano do local.
Dentre os visitantes do Centro de Permacultura. encontram-se grupos de alunos de diversas areas que buscam conhecer novas alternativas visando trabalhar de forma correta a  sustentabilidade.
Pois, ja que nesse ambiente existem varias alternativas trabalhdas de forma organizada como:a capitação da água da chuva ,esta é usada e em seguida tratada e devolvida a natureza.
Em fim , adotar a  pratica  da Permacultura  é  contribuir de forma organiza / planejada para o desenvolvimento de ambiente, que  visam  a sustentabilidade permanente.

Fotos: Neila de Souza




 Referencias

BRAUN, Ricardo.Desebnvolvimento ao ponto Sustentavel / Ricardo Braun. = Petropolis,RJ,Vozes,2001.




PAISAGEM DA PRAÇA DA POLICIA (HELIODORO BALBI)



Conhecida popularmente como praça da Polícia, a praça de Heliodoro Balbi tem história peculiar na formação urbana da cidade de Manaus. Antes de ser organizada como logradouro público, ladeada pelo edifício do Ginásio Amazonense Pedro II e pelo antigo Regimento Militar, era um pedaço de chão que parecia destinado a recolhimento e passeio da população, um imenso descampado. 
    Localizada entre as ruas José Paranaguá, Sete de Setembro, Dr. Moreira e Guilherme Moreira e, construída numa área de 6.600m2, a praça Heliodoro Balbi naquele período marcava um grande empreendimento social para a cidade. Nesta mesma época foi inaugurado em 21 de junho de 1907, o Theatro Cassina Julieta, na rua Floriano Peixoto com a fachada voltada para frente da praça.
     


    Revitalizada em 2009, a Praça Heliodoro Balbi, mais conhecida como Praça da Polícia, já se tornou referência no centro histórico de Manaus. Construída em estilo inglês, a praça é a mais arborizada de todo o centro da cidade e conta com diversas espécies vegetais da região amazônica, todas devidamente identificadas por placas, incluindo uma grande Sibipiruna, árvore de copa frondosa e tronco esbranquiçado que, iluminada à noite, domina a paisagem.
    Além de possuir diversas esculturas de ferro espalhadas em toda a sua extensão, a Praça tem como principal atrativo suas pequenas lagoas e chafarizes. A partir das 18h, todos os dias, elas iniciam o chamado “balé das águas”, no qual jatos de água iluminados dançam ao som dos mais variados estilos musicais. A Praça conta também com um belíssimo e centenário coreto feito de ferro com detalhes em vidro. Localizado bem no meio da Praça, ele serve de palco para pequenos concertos de música clássica que ocorrem periodicamente.

    OS ENCANTOS DO REMANSO DO BOTO

    O balneario  Remanso do Boto  se encontra no bairro de Puraquequara, as margens  esquerda do Rio Negro. Local agradavel, frequentado por toda a case social.
    Local onde se pode estar em contato com a natureza, ver o encontro das àguas, sentir a brisa e muitos mais.